top of page

QUEM SOMOS.


PROJETO JORNAL ADOLESCENTE


TRAZENDO NOTÍCIAS, REGISTRANDO A HISTÓRIA, PRATICANDO A CIDADANIA

 

Professor: Lucas José Oliveira


O Jornal Adolescente é basicamente um telejornalfeito pelos alunos, onde os envolvidos podem compreender como é feito um telejornal e outros programas de televisão.
A criação do Jornal Adolescente ocorreu graças ao pedido de uma aluna que queria fazer um telejornale assim começou o projeto, fazendo vários tipos de produções em vídeo, como novelas e programas institucionais.
O Jornal Adolescente é composto por quatro blocos: Águas Esportes, Geral, Malucos Por Festa e Pingo de Gente. Cada bloco tem seus participantes, podendo "emprestar" participantes de outros blocos conforme a necessidade, garantindo assim uma possibilidade de participação maior para todos os envolvidos.
O projeto começou com fitas VHS, pode ser feito em DVD e chegou à internet.
Águas Esportes - é o bloco que trata dos acontecimentos esportivos da escola e da cidade.
Geral - é normalmente o maior dos blocos, pois cobre todos os fatos que não se enquadram nos outros blocos.
Malucos Por Festa - as festas da escola e da cidade são cobertas por este bloco.
Pingo de Gente - cada vez maior, este bloco se destina a divulgar o trabalho dos professores e alunos do ensino infantil, registrando tudo o que se destaca no dia-a-dia dos pequeninos.
O Jornal Adolescente cobre os acontecimentos que não põem em risco a seguranç dos alunos.
A "Voz do Aluno" é um serviço de comunicação interna que toca músicas e manda recados entre os alunos, porés este serviço depende de disponibilidade de equipamento.


JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS

 

O que pode ser melhor do que aprender cidadania, responsabilidade, hierarquia, compreensão de contexto histórico, pesquisa e ainda poder conviver e utilizar equipamentos digitais de última geração, tudo voluntariamente e de forma agradável?
O professor de História pode sempre repetir o bordão: "O cidadão é o agente histórico de sua época." porém, viver a situação na qual cabe ao aluno mostrar que PESSOAS FAZEM HISTÓRIA, dando a ele a compreensão de que ele é parte do contexto histórico e que pode fazer a diferença em sua realidade é o jeito "mão-na-massa" do projeto Jornal Adolescente formar cidadãos concientes e críticos.
A prática de escrever matérias e de apresenta-las é claramente também um elemento positivo do projeto, que contrubui muito para a melhora dos alunos em seu rendimento escolar e profissional em um futuro próximo.
Um outro resultado do Jornal Adolescente é a mudança de hábito de seus participantes que passam a assistir telejornais e a perceber a importância das notícias.
A equipe do Jornal Adolescente está preparada para fazer vídeos pequenos, seriados e outras produções por iniciativa de seus próprios membros, ou por requisição da Secretaria de Educação ou outras Secretarias municipais.
mais um resultado do Jornal Adolescente é a divulgação positiva da nossa cidade.
Metodologia
O Jornal Adolescente gera conhecimentos adquiridos na prática e é por isso que os alunos tanto gostam de participar.
Os alunos participam voluntariamente do projeto.
Logo de início os alunos passam por uma seleção na qual serão direcionados para os cargos em que se saem melhor.
um dos compromissos do Jornal Adolescente é nunca expôr o aluno ao ridículo, colocando-o em uma função para a qual ainda não esteja preparado. assim existe um processo de seleção para colocar o aluno em uma função onde ele se saia bem e possa aprender as outras funções para subir na hierarquia do projeto.
essa hierarquia é importante para que os alunos aprendam a respeitar seus colegas e procurar subir na hierarqui, assim como terão de fazer em sua futura vida profissional.


DURAÇÃO E TEMPO

 

O JornalAdolescente é praticamente contínuo, com uma pausa para os alunos no final do anoletivo, para que os mesmos possam se concentrar nas provas finais. Aqueles que quiserem continuar no projeto no ano seguinte poderão faze-lo.
Em horas semanais é defícil quantificar o Jornal Adolescente, porque dependemos do montante de notícias a serem cobertas.


CONCLUSÃO

 

O Jornal Adolescente se mostra como um método didático eficiente ao ampliar os conhecimentos dos alunos e ao desenvolver o senso de responsabilidade e de conciência civil dos mesmos.
Os alunos do Jornal Adolescente tem pl,ena conciência de que ao divulgar o ensino, os eventos , as festas e tudo de bom que aconteçe em Águas de São Pedro, estão trabalhando em prol da nossa cidade, interagindo com a sociedade e exercendo a sua cidadania.
No ano de 2011, o Jornal Adolescente foi incorporado como mecanismo de inprensa da Secretaria de Educação e Cultura de Águas de São Pedro.

Em 2019 o secretário de educação, João Paulo Pontes, pediu para que o editor do Jornal Adolescente, Lucas josé Oliveira, para que proporcionasse aos alunos  aulas de áudio visual e assim as aulas de informática multimídia foram inseridas como oficina.

Nestas aulas os alunos poderão aprender a diferença entre um trabalho amador e um trabalho planejado e feito com ferramentas profissionais e a maneira correta de se utilizar computadores.

bottom of page